Imagine que você está de mudança para uma nova residência, ou está fazendo uma grande reforma, ou até mesmo, acabou de adquirir um consultório médico, por exemplo. Agora, você precisa definir o estilo de decoração do ambiente.
Essa é uma etapa crucial, porque é por meio dos elementos decorativos que você irá definir a atmosfera, a personalidade e a funcionalidade do ambiente, criando um espaço que reflita seu gosto, estilo de vida e necessidades específicas.
É mais do que comprar móveis, itens de decoração e iluminação. É preciso pensar nos detalhes para que seu imóvel proporcione o bem-estar que você merece. No caso se consultórios, os pacientes também precisam se sentir confortáveis e acolhidos no local.
Mas, como definir um estilo de decoração, já que existem diversos tipos, tais como: rústico, boho, contemporâneo?
É nesse momento que você pode contar com a expertise de um arquiteto para te ajudar em toda a concepção arquitetônica do seu espaço, inclusive, na fase de decoração. Uma consultoria especializada também é uma ótima opção para te ajudar nessa missão.
Preparei esse conteúdo, para você entender um pouco sobre os estilos de decoração. Falei sobre as características de cada um deles para você já ter uma ideia do que mais é a sua cara! Vem comigo!
O que é estilo de decoração?
O estilo de decoração refere-se ao conjunto de características distintas que definem a aparência e o ambiente de um espaço decorado. Isso inclui elementos como cores, padrões, texturas, móveis, acessórios e arranjos que refletem uma determinada estética ou tema.
Cada estilo de decoração, como moderno, clássico, rústico ou contemporâneo, possui suas próprias características e princípios de design que orientam as escolhas de decoração para criar uma atmosfera coesa e visualmente atraente.
Leia também: Projeto Residencial: como incorporar estilo e personalidade - Aline Coimbra
Quais são os tipos de estilos de decoração?
Existem alguns tipos de estilos de decoração, cada um com suas características e funcionalidades. Vamos ver os principais!
Estilo Rústico
Esse estilo valoriza a aparência e textura dos materiais naturais. A inspiração vem da composição interna de residências do interior e cabanas de floresta. Alguns elementos que ajudam a compor o estilo rústico são: luz amarelada, tecidos como mantas e tapetes, tons terrosos como marrom e argila.
Além disso, podem ser adicionados vasos, cestos, toalhas bordadas e itens feitos a mão. Os móveis de madeira também são caraterísticos do estilo rústico, assim como pedra e tijolinho maciço.
Você pode gostar de ler: Projetos de Marcenaria e Arquitetura: como integrar funcionalidade e estilo - Aline Coimbra
Estilo Boho
O boho vem da expressão “bohemian chic”. Esse termo significa boêmio contemporâneo.
A principal influência do estilo boho é o mix entre referências étnicas, hippie, orientais e punk, combinadas a uma união entre os estilos romântico, country e vintage. Pode parece uma mistura distinta entre si, mas sabendo aplicar os itens decorativos, você cria um espaço cheio de personalidade.
A paleta de cores do boho é composta por verde-oliva, cáqui, laranja, amarelo e tons terrosos. Um dos itens mais utilizados nessa decoração são cestos de palha e peças artesanais como o macramê. Esse estilo tem um toque natural, então plantas não podem faltar no ambiente.
Estilo Moderno
O estilo moderno se baseia no princípio da funcionalidade. Dessa forma, os elementos decorativos ficam em segundo plano para que aspectos como a praticidade sejam priorizados.
Simples e livre de excessos, esse tema é perfeito para a criação de espaços atemporais e adequados a diferentes épocas. Para compor esse estilo, o ideal é dar preferência a tons como branco, bege, cinza, marrom e preto.
Também é interessante investir em vidro, materiais como aço e policarbonato e móveis planejados.
Estilo Vintage
Se você tem a ideia de que o estilo vintage se refere a coisas velhas e surradas, está enganado. Esse estilo realmente traz aspectos antigos, mas os objetos que compõe essa decoração são aqueles que resistiram a ação do tempo, com sua beleza e qualidade preservados.
Os móveis de madeira, herdados da família, é um exemplo de item que pode compor o estilo vintage. Lembro que esses objetos podem ser restaurados, ficando funcionais e com aspecto de novo.
Alguns acessórios presentes em ambientes vintage são utensílios de cozinha, porcelanas, luminárias, cristais, telefones antigos, relógios, aparelhos, quadros e porta-retratos.
As cores como rosa queimado, lilás, salmão, azul-turquesa e verde-água são muito utilizadas, bem como estampas florais e padrões geométricos delicados.
Estilo Contemporâneo
O estilo contemporâneo prima pelo visual limpo. Dessa forma, as composições que seguem a tendência adotam enfeites, acessórios e demais adornos na medida certa. São utilizados apenas alguns itens decorativos em cada ambiente para completar a decoração.
Os adornos, quadros e vasos devem aparecer na medida certa como pontos de destaque nos cenários que seguem o estilo.
Como a consultoria pode ajudar a definir o seu estilo de decoração?
Em dúvida sobre qual o seu estilo de decoração? A consultoria pode ajudar!
Por meio dela, eu posso avaliar suas preferências, apresentar aqueles estilos que mais ressoam com a sua personalidade, analiso o espaço físicos para determinar quais estilos se harmonizam, ofereço exemplos visuais para que você consiga visualizar cada cômodo.
Além disso, oriento na escolha de materiais, móveis, tecidos, cores e acessórios que estejam alinhados com o estilo de decoração escolhido.
Ficou interessado? Entre agora em contato comigo! Vamos juntos tornar os seus ambientes cheios de personalidade e do jeitinho que você sempre imaginou.